Bem-Vindo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Gustav Klimt

o/

Vou dar início à minha seção de arte, onde postarei alguns dos meus artistas favoritos e um pouco de suas histórias, para que vocês, meus queridos leitores, possam apreciá-los tanto quanto eu ^^
Acho justo começar com Klimt. Sempre fiquei maravilhada com as telas dele, cheias de brilho e amor... Meu primeiro contato foi com a tela “O Beijo”, do seu período dourado (em minha opinião o melhor). Klimt era fascinado pelo universo feminino, e conseguiu representá-lo muito bem em suas telas, onde misCor do textoturava mosaicos e cores douradas, bem no estilo Bizantino.
Um pouco sobre sua história: Gustav Klimt nasceu em Viena, em 1918. Participou do movimento Art Nouveau, que quebrava com a rigidez imposta às várias artes, misturando mosaicos, vidrais e uma arte mais sensual. Klim teve dois períodos principais: o histórico e o dourado. A fase histórica pode ser representada pela pintura “A Escultura” e a dourada por tantas outras, como “O Abraço”, “O Beijo” etc.
O Beijo
A Escultura
Contexto histórico: “Bella geran alii, Felix Austria, nube”
“Deixem os outros travarem guerras enquanto a afortunada Áustria se casa” Essa frase pode expressar, perfeitamente, o cenário de Viena naquela época. Apesar das crises e guerras, a elite intelectual parecia viver uma utopia, ignorando esses “detalhes” e continuando suas vidas cultas e requintadas. Nesse meio cosmopolita e caótico da Cidade dos Sonhos, Freud iria desenvolver a psicanálise, Strauss o Danúbio Azul, e Klimt, suas ricas telas.
Sei que alguns podem ter achado o estilo dele bem familiar, isso porque o anime Elfen Lied usou e abusou de suas telas XD o que, se fosse interpretar, faz sentido, pois o anime mostra a personagem Lucy com tantos conflitos psicológicos quanto a cidade de Viena na época. Algo que me chamou a atenção foi a reprodução de “O Beijo”. Na tela original, o personagem masculino, segundo alguns estudiosos o próprio Klimt, é bem definido, mesmo não dando pra ver seu rosto, enquanto na figura que aparece no anime esse mesmo personagem assemelha-se mais a um boneco branco, algo sem vida e indefinido. No anime, Lucy demora a perceber que ama o menininho lá, que se transformaria no boneco. Em outra imagem, quem aparece transformada em boneco é a personagem feminina, pois o menininho gosta de várias garotas, mas não decidiu como gosta delas. Em minha opinião é um anime muito bom, apesar de ser super pesado... (lembro de ter ficado meio traumatizada no primeiro episódio XD -muita violência-) mas! Não vou me deter a falar de animes aqui, pq senão não paro mais x3
Então é isso! Espero que tenham gostado de conhecer (ou relembrar) Gustav Klimt =D


1 comentários:

adrik disse...

Erufen Riido na veia! Show!
Gusutafu Kurimuto!

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates